sábado, 17 de março de 2007

"O pianista" de Roman Polanski - 2002

Putaquepario...que filme...olha, se essas coisas aconteceram desse jeito ou não, o tal Polanski conseguiu deixar o filme bem realista. Tão realista que mal tem trilha sonora (dramática). Talvez por isso eu não tenha chorado, mas que despertou uma revolta grande, um sentimento de "do que estou reclamando da vida?!", uma sensação de impotência e de que isso deve continuar acontecendo, na periferia do Brasil e suas balas perdidas, no Iraque, no mundo.
O ator foi fenomenal, a fotografia trágica, toda construção do filme em si que passa o terror da guerra em imagens regadas de silêncio e de uma submissão absoluta. Não foi à toa que foi indicado ao Oscar em 6 categorias e levou 3 em Melhor ator, Melhor Roteito adaptado e Melhor Diretor.
Já havia assistido A lista de Schindler, entre outros do tipo. São filmes que acabo adiando ou nem escolhendo pra ver, porque eu já sei que vou sentir tudo aquilo que falei acima. E a sensação de impotência me frustra demais.

Mas pra quem gosta...vale a pena!

PS.: se bem que eu adoro uma trilha sonora dramática, ajuda a chorar fácil fácil.

Nenhum comentário: