quinta-feira, 22 de março de 2007

"A rainha" de Stephen Frears - 2006

"A rainha", um filme...digamos, bem chato. O tempo não passava e o filme mesclava recortes de notícias de um momento histórico, no caso, a morte da Princesa Diane, dentro do ponto de vista da família real, mais precisamente da rainha. Porém, nem tudo é descartável nesse filme. Apesar do meu namorado e a maioria do público da sala de cinema do Beiramar bufar, esperando o final do filme, a atriz Helen Mirren deu um show na representação, conseguindo passar a frieza e delicadeza da verdadeira rainha.
O filme consegue despertar algo desprezível da rainha, e ao mesmo tempo, delicado e digno de pena. Ser rainha não parece muito fácil mesmo.
Acho que interpretar personagens reais, ainda vivos e bem conhecidos pela mídia, e tratar de um momento, que historicamente ainda é muito recente, colocou o filme numa situação delicada e perigosa. Isso porque o filme parece enaltecer a realeza, tornando o filme um possível veículo de propaganda política, ou algo do tipo.
Bom, talvez eu esteja "viajando na maionese" na minha amadora análise, mas em geral é isso, um filme com elementos bem trabalhados, mas que formam um conjunto cansativo e entediante.

Recomendo para análise! Mas ao público de cinema de entretenimento, um alerta de perigo: NÂO VEJAM! hehehehe

PS.: tenho a leve impressão que o mercado da indústria cinematográfica está saturado de filmes do tipo "receita de bolo", e produzindo filmes como esse, parece querer inovar e buscar novas alternativas para o cinema contemporâneo.
Em alguns acertam, em outros, talvez não!

Nenhum comentário: