terça-feira, 9 de outubro de 2007

"Crônica de um verão" de Jean Rouch e Edgar Morin - 1960

"Crônica de um verão" contou com uma parceria entre o sociólogo Edgar Morin e o documentarista Jean Rouch. Um filme inovador por ser considerado um dos precursores do cinema direto, dentro do universo do documentário e precursor na utilização de câmera com som direto, com resultados bem resolvidos.
Jean Rouch utilizou uma câmera especial que sincronizava o som com a imagem, e rodava um rolo maior de película, para realização de grandes planos, isso teve uma intenção estética muito importante em sua obra, além de ser rodado em preto e branco, mesmo já existindo cor.
O que se percebe no filme é uma grande experimentação, iniciando-se com uma conversa sobre a realização do filme, entrevistas com pessoas nas ruas de Paris partindo da pergunta "Você é feliz?!" e as variadas respostas e reações, além de depoimentos e imagens cotidianas de alguns personagens, aparentemente selecionados. Entre eles estão operários, trabalhadores, estudantes, cover-girl, pessoas aleatórias das ruas de Paris e os próprios realizadores se questionando sobre o resultado do filme.
Elaborar uma sinopse para o filme parece uma das tarefas mais complexas, pois dependendo do ponto de vista, poderíamos apontar o documentário para várias direções. Questionamento sobre o que é felicidade? Reação das pessoas em frente à câmera? Personagens reais que atuam ou não?! Presença de depoimentos, imagens diretas, entrevistas, entre outros recursos. Exatamente por ele apontar para várias direções, que ele poderia ser considerado um documentário auto-reflexivo. Existe uma mistura do cinema direto com o discurso direto, além da presença dos próprios autores questionando-se sobre o que fizeram e questionando as pessoas entrevistadas sobre o que elas acharam de si mesmas.
Nós como espectadores entramos superficialmente no mundo particular de cada pessoa entrevistada, mas com dúvidas se elas estão sendo elas mesmas ou se não estão simplesmente atuando. Colocar a câmera na frente de alguém é torná-la personagem, fictícia ou não, de uma história a ser contada. Morin e Rouch contaram essa história de uma forma imprevisível, interessante e questionadora.

Nenhum comentário: