quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"The Nines" de John August 2007

Tentarei fazer um breve comentário.

"The Nines" é um filme confuso com 3 pontos de vista. A narrativa se divide em 3 momentos diferentes, onde um mesmo personagem é trabalhado de 3 formas diferentes mas com ligaçõ~es entre si e confuso sobre o que acontece consigo.

Ao que me parece, no primeiro momento ele é um ator famoso, enfrenta conflitos na sua prisão domiciliar. Num segundo momento ele é um roteirista de séries de tv tentando se promover e num terceiro momento, ele é um criador de jogos promissor mas atuando como um personagem no roteiro que ele, naquele segundo momento, criou. Confuso não?!

O filme, indiretamente, lança uma discussão interessante sobre criadores e personagens virtuais de jogos como "The Sims" e "Second life" e esta realidade alternativa que tem invadido ferozmente o mundo virtual e real. Algo do tipo: se Deus criou o mundo, e alguém criou um jogo como "The Sims" (que não deixa de ser universo paralelo, porém virtual), então esse criador é próximo ou abaixo de Deus e acima dos homens?! Se Deus é 10, este(s) criador(es) seria um 9? "The nines"?!
Ou então, se nesse universo paralelo, onde os personagens dos jogos são criados, apagados e re-criados, e se eles tivessem vida própria e se lembrassem de suas "vidas passadas"?!

Enfim, é um filme com um fundo filosófico interessante, que lança questões interessantes, mas nada tão intenso e profundo para se tornar extraordinário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabei de rever o filme e creui que há muita profundiade nele. Pois enfoca teorias de ser multidimensional e realidades simultâneas. A escala numérica de 10 - Deus, 8 - Coalas, 7 - Macacos e 9 - ser multidimensional é uma jogada do diretor. Além disso, mostra que o personagem principal (9), esqueceu de sua condição multidimensional e se apegou extremamente á realidade linear dos seres humanos (7) E me parece que os personagens (Sarah, Susan e Sierra) são (9), pois buscam despertar o personagem principal de sua condição multidimensional. Notem que o personagem principal deixa a matéria corporal, tornando-se um bólido luminoso e arremessado ao espaço sideral ao final do filme. Segue um apanhado teórico, filosófico e científico da teoria quântica multidimensional - "Ser um humano multidimensional é estar conscientemente em vários locais diferentes ao mesmo tempo, pois existimos em diversas realidades. Vocês já devem ter ouvido falar que existem outras porções de vocês mesmos que estão muito mais unidas e que sabem muito mais que vocês, pois é, isso é verdadeiro, então, como vamos poder saber quando esses outros aspectos do nosso ser vão começar a se manifestar? Aí então, começaremos a descobrir aspectos nossos que existem no não físico, ou partes de nós que vivem de outra forma, desenvolvendo outros potenciais e até mesmo, vivendo em outros planetas." danielbrasilsm@hotmail.com