domingo, 23 de março de 2008

"Politicamente incorreto" de Warren Beatty 1998

O filme me parece uma produção bem independente, pois a idéia e o roteiro foi de Warren Beatty, que é também o produtor, diretor e ator principal do filme.
Não sei se foi influência de Orson Welles, mas o resultado é interessante. (não tanto quanto Cidadão Kane por motivos óbvios: Kane foi extremamente inovador para época).
Politicamente incorreto traz o debate sobre a hipocrisia que paira no ambiente político. Sugere uma reflexão, a partir da trama cômica e crítica que faz à política dos EUA.
O político Jay Bulworth há mais de 5 dias sem dormir e comer, sabendo que está na mira de um assassino, resolve nos últimos dias de sua campanha para senador, "vomitar" verdades do seu universo político ao ritmo do rap e rimas improvisadas.
Para alguém que estava sempre acostumado a discursos encomendados e propagandistas, falar a verdade começa a agradar a si mesmo e aos maiores interessados: os eleitores. Porém desagrada autoridades envolvidas nesse jogo sujo da política.
Warren soube tratar de um assunto polêmico com bastante humor, sugerindo reflexões, além de aproximá-lo do verdadeiro final feliz da vida real, o inexistente!

Nenhum comentário: