sexta-feira, 16 de maio de 2008

"Ed Wood" de Tim Burton 1994



"Ed Wood, um dos piores diretores de todos os tempos" mas que possui uma legião de fãs por seus trabalhos toscos que rendem boas risadas e reflexões. Um desses fãs: Tim Burton.


Tim Burton recria parte da trajetória do cineasta (diretor,produtor,ator,roteirista) Edward Davis Wood Jr, conhecido como Ed Wood, de uma forma cômica e excêntrica como costuma fazer em suas obras. (Ex.: "Edward, mãos de tesoura", "Os fantasmas se divertem", "Noiva cadáver", "Peixe grande e suas histórias maravilhosas", etc).

Muitas vezes o estilo de um cineasta, além das escolhas narrativas, fica evidente por se trabalhar sempre com a mesma equipe, e Tim Burton se enquadra nesse método.

A importância deste filme está em descobrir (de uma forma divertida) uma das origens do cinema B de suspense e ficção científica, ou do anti-cinema, por falhar na técnica e qualidade, mas ganhar no humor tosco.

O Ed Wood de Burton, é um ambicioso, sonhador e prático cineasta. Escreve, dirige, produz e até atua nos filmes. Não perde tempo ensaiando ou sendo minucioso, apenas se preocupa com a mágica que ocorre na gravação e na edição. É um idealizador, e no mínimo criativo, para misturar elementos narrativos da forma que mistura. Peca na qualidade, ridiculariza os efeitos especiais, mas consegue entreter exatamente pela tosquice.

Depois de ver este filme, interessei-me em ver os filmes do verdadeiro Ed Wood. Com certeza, as gargalhadas devem ser garantidas!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu tb adorei esse filme e igualmente me interessei de ver os filmes desse diretor. mas é possível que nós já tenhamos visto alguns trechos nas madrugadas das tvs. lembro de filmes "esquisitos" nas madrugadas, com monstros estranhos em pxb. beijos, pedrita