domingo, 1 de agosto de 2010

Bola na rede

A revista Set, especializada em cinema, em sua última edição, listou 30 filmes que trazem o futebol como tema em suas narrativas.
Seguem alguns que já assisti e não assisti, mas destaco da lista:

1. "O ano em que meus pais saíram de férias" de Cao Hamburguer 2006 - drama
Considerado um dos melhores filmes brasileiros da década 2000, traz como protagonista o pequeno Mauro (Michel Joelsas), que precisa lidar com a ausência repentida dos pais, em plena ditatura e Copa de 70. A história se passa num bairro de comunidade judaica e conta com Caio Blat como um estudante ativista.
Vencedor de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, trata com sutileza, aos olhos de uma inocência infantil, uma delicada e marcante época da ditatura no Brasil.

2. "Hooligans" de Lexi Alexander 2005 - drama
Elijah Wood (o conhecido Frodo de Senhor dos Anéis) protagoniza um jovem, expulso injustamente de Harvard, que muda-se para Londres e se envolve com os torcedores fanáticos do futebol britânico, conhecidos como hooligans.
A violência extrema promove a reflexão sobre os limites que o fanatismo, alimentado pelo futebol, pode ultrapassar.
O curioso é que foi dirigido por uma mulher, Lexi Alexander, alemã campeã de karatê e que já interpretou a princesa Kitana em turnês de shows para Mortal Kombat.
Esse é o primeiro filme longa-metragem que ela escreveu, produziu e dirigiu.

3. "O casamento de Romeu e Julieta" de Bruno Barreto 2005 - comédia romântica
Protagonizado pelo casal Luana Piovani e Marco Ricca, conta a história de uma torcedora palmeirense e um corintiano roxo, que se apaixonam, mas precisam lidar com a família e as diferenças de times. É uma comédia bem água-com-açucar, mas há quem goste!

4. "O segredo dos seus olhos" de Juan José Campanella 2009 - drama (ainda não vi)
Filme argentino, vencedor do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro, conta com apenas uma seqüência onde o tema do futebol está presente, mas é considerada admirável, por ser ambientada na polêmica Copa do Mundo de 1978, sediada e vencida pela Argentina, em que a câmera cruza todo o campo até chegar no personagem do ator Ricardo Darín, sem qualquer corte. Um plano-seqüência que deve valer a pena assistir!

5. "Linha de Passe" de Walter Salles 2008 - drama (ainda não vi)
O futebol neste filme é considerado uma luz no fim do túnel, para se fugir de uma vida miserável, como observado na vida de milhares de brasileiros.
Dizem que torcedores do Avaí (como eu) não devem assistir ao filme, por ser injustiçado numa seqüência em que joga com o Corintians.
Curiosa eu fiquei né! hehehe

Nenhum comentário: