domingo, 1 de agosto de 2010

"Um olhar no paraíso" de Peter Jackson 2009 - drama

É sobre uma garota que é brutalmente assassinada e não consegue fazer a "passagem espiritual", pois precisa ajudar a família a superar sua morte.

O diretor já trabalhou com temas espirituais em filmes como "Almas gêmeas" (1994) e "Os espíritos" (1996), além de ter dirigido a trilogia "Senhor dos Anéis".
Achei intensa a experiência visual do cenário que a personagem Susie Salmon transita até fazer a passagem espiritual após a morte.
A mistura de cenários e objetos lembra bastante nossos sonhos, quando mistura lembranças e sentimentos através das composições fantásticas e metafóricas, como a chuva que começa a cair quando Susie fica triste ou quando tudo começa a secar ao seu redor, quando sente raiva e solidão.
Os conceitos espirituais não são explícitos, o filme não tem impregnado discursos morais sobre o espiritismo, apenas apresenta uma crença, uma possibilidade de que existe vida após a morte, existe uma continuidade e é necessário desprender-se deste mundo para integrar a um outro completamente novo. Isso significa querer esquecer e superar as lembranças ruins, mas todas as boas também. É desapegar-se da vida terrena. Mas Susie não consegue fazer isso, não enquanto sente sua família desequilibrada e vê seu assassino livre sem poder intervir.
É preciso, no mínimo, estar disposto a se entregar à proposta espiritual e tentar não desanimar com o fato de que não há necessidade de um fim, mas sim de uma continuidade da vida. Uma frase marcante e carregada de subjetividade "Você ainda vai entender que todos morrem Susie".

Nenhum comentário: