quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Prazer culpado - tão ruim, mas é tão bom!


Há algum tempo comentei sobre a expressão "prazer culpado" em relação aos filmes que tecnicamente são ruins, mas mesmo assim adoro assistir.
Conheci o termo do livro "Clube do filme" de David Gilmour e esta semana, li na Revista Veja, uma matéria especial sobre a expressão "guilty pleasure", popularmente usada nos EUA e traduzida por aqui como "prazer culpado" ou em tradução mais livre, "prazer inconfessável".
A Veja listou alguns itens e acrescento os meus e os citados pelo David Gilmour.

Tão ruim, mas é tão bom! - Revista Veja - 04.08.10
Música, filmes, programas, produtos de que todos têm vergonha de admitir que gostam. Quando mais ao centro do alvo, mais inconfessável é o prazer!

1. Chaves - tão ruim que já virou clássico!
2. Big Brother - o circo romano moderno. só esqueceram o leão.
3.Videocassetadas - sucesso desde os tempos que o Faustão era gordo.
4. Crocs - a feiura que os olhos veem e os pés não sentem.
5. Chipz - dois grupos alimentares essenciais: isopor e gordura.
6. Susan Boyle - feia, cafona - mas que gogó
7.Baywatch - sal, sol e silicone
8.Transformers - nada mais idiota - nem mais divertido - do que um carro que vira robô.
9.Fanta uva - o doce e enjoativo sabor da infância
10. Dirty dancing - é o cúmulo brega dos anos 80. mas quem não relaxou e dançou?

"Prazeres culpados" de David Gilmour no livro "O Clube do filme".

1.Uma linda mulher (1990) - nenhuma cena verossímil, mas uma história tão envolvente, contada de forma tão eficaz, com uma cena agradável atrás da outra, que mesmo sendo um filme "idiota", ele prende a atenção.

2. Rocky III - O desafio supremo (1982) - apelo barato, mas irresistível.

3. Nikita - criada para matar (1990) - um filme ridículo sobre uma garota bonita e viciada que é transformada numa pistoleira a serviço do governo. Alguma coisa torna o filme charmoso visualmente, fazendo-nos perdoar o absurdo da história.

4. Showgirls (1995) - horrível, incompetente e doentio. Faz os espectadores balançarem a cabeça de incredulidade. É o campeão dos prazeres culpados, porque faz o espectador se sentir envergonhado por assistir em casa. É tão ruim, que vicia.

5. A força em alerta (1992) - uma tolice que reúne dois vilões, Gary Busey e Tommy Lee Jones, ambos excelentes atores com papéis horrorosos. Dá a nítida impressão que nos intervalos das filmagens, os dois rolavam no chão de tanto rir.

Os meus prazeres culpados (bem culpados e bem prazerosos) - agosto 2010

1. Saga Crepúsculo - os livros não cabem em longas de no máximo 2 horas, mas isso não impediu o lançamento de cada um dos 3 filmes: "Crepúsculo", "Lua nova" e "Eclipse" e não impediu também de se tornarem um sucesso mundial, ainda que muitos achem patética a história de uma humana que se apaixona por um vampiro, numa caracterização inverossímil e fantasiosa. Sou culpada, assumo, mas adoro! =)

2. Sessão da tarde - quem nunca se deliciou com algum filme da sessão da tarde, debaixo das cobertas, comendo porcarias, numa tarde preguiçosa? A lista é imensa, desde "Quero ser grande" (1988), "Curtindo a vida adoidado" (1986), "Te pego lá fora" (1987) e "Sem Licença para Dirigir" (1988). Há também os nacionais, "Lua de Cristal" (1990), "Xuxa contra o baixo astral" (1988) e a série de filmes do Didi, como o meu favorito "Xuxa e os trapalhões em O mistério do Robin Hood" (1990). Acrescento ainda os atuais "Meninas malvadas"(2004), "De repente 30" (2004), "Sexta-feira muito louca" (2006) e não poderia esquecer dos clássicos "Lagoa azul" (1980), "Karate Kid - A Hora da Verdade" (1984) e os filmes do Ed Murphy como "Um Tira da Pesada" (1984) e "Um Príncipe em Nova York" (1988). Mas também é impossível esquecer dos "Caça fantasmas", "Ghost", "De volta pro futuro", "Velocidade máxima", "Querida encolhi as crianças", "Saga Indiana Jones", "Loucademia de polícia", "Procura-se Susan desesperadamente", "Mudança de hábito", "Uma babá quase perfeita", "Os deuses devem estar loucos" e infinitos filmes, mas é melhor parar por aqui.

3. Big Brother - e reality shows em geral como os brasileiros (copiados do estrangeiro) "No limite" e as comidas nojentas, "Ídolos" e seus cantores bizarros, "Troca de família" e todo o quebra-pau, "O aprendiz" - "Vocês está demitido!" e "Dr. Hollywood" e o pavor que dá das plásticas.

4. Pânico na TV - é mal feito, bizarro, vai contra o bom senso, esvazia a mente, mas vicia. Na época do Zina então, impossível não espiar. Nada mais "metáforico" que a mulher samambaia. Já virou até clichê. Ronaldo!

5. Hermes e Renato - e afins na MTV - tão ruim e bizarro quanto o Pânico, mas motivo de boas gargalhadas e boas lembranças entre amigos. "Merda acontece" e "Joselito não sabe brincar".

6. Jackass - na onda dos bizarros - taí uma coisa estúpida, mas viciante como as videocassetadas do Faustão e pegadinhas do Sílvio Santos.

7. Sílvio Santos e Faustão (balaio total) - "Topa tudo por dinheiro", "É namoro ou amizade?", "Passa ou repassa?", "Domingo Legal" ou "Domingão do Faustão" e seu quadro "se vira nos 30", "dança dos famosos", "arquivo confidencial" e por aí vai. Eita tarde preguiçosa! "ô loco meu, ha ha hi hi"!

8. Músicas - quem não sabia de cor as duas músicas de sucesso da Kelly Key? "Baba Baby" e "Cachorrinho" ou os funks do Bonde do tigrão dos anos 2000 "Popozuda", "Tchutchuca" e afins.
E ainda a música "Mila" do Netinho, "O canto da cidade" da Daniela Mercury, "Maionese" de uma tal de Gil, "Fricote" do Art Popular, "Segura o tchan" do É o tchan. (e é melhor parar que tá baixando o nível).

9. Bolacha maizena com muuita margarina - pra apertar pra fazer as "minhoquinhas", bolachas hidrogenadas deliciosas como bono, negresco, passatempo, waffer e afins. Tang e seus mil sabores, puro açúcar. Pipoca caramelizada, maçã-do-amor, maria-mole, puxa-puxa, e tantas outras coisas açucaradas. Ou mesmo salgadas, como chipz/isoporzão, tipo baconzitos com ketchup, sanduíche de fandangos, o alaranjado químido doritos, além do miojo e seu tempero altamente rico em sódio e conservantes, além de nuggets, sempre feitos de resto de aves. Com molhe rosé, uma delícia!

10. Acabou minha inspiração. Só consegui até o 9 mesmo! hahaha

Sugestões??

Um comentário:

Paula disse...

Eu tinha CERTEZA que Dirty Dancing apareceria ali... :) E amo!
Também super confesso meu prazer pela sessão da tarde... é claro que o prazer aumenta quando você começa a trabalhar e no meio do expediente pensa: "Ah... "A lagoa azul" com uma pipoquinha agora...." hahahaha =D

Beijos, flor!!
Paula (do CIEE/SC)