quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas de filmes - setembro

CINEMA

Não vi, mas vou ver:


"Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague" de Emmanuel Laurent 2009 - documentário
Documentário sobre as relações entre Jean-Luc Godard e François Truffaut na época da Nouvelle Vague, movimento revolucionário do cinema, que inovou, mostrando uma nova forma, nova "onda" de fazer filmes.

"O aprendiz de feiticeiro" de Jon Turteltaub 2010 - aventura
Parte da premissa de um estudante universitário, herdeiro de habilidades mágicas. No mínimo, curioso. E conta com atuações de Nicolas Cage e Monica Bellucci.

"Nosso lar" de Wagner de Assis 2010 - drama

Baseado na obra psicografada de Chico Xavier, o filme conta a história do médico André Luiz após sua morte. Uma sugestão do pensamento que acredita na vida após a vida. Efeitos Especiais: Intelligent Creatures, Canadá (Watchmen, Babel, Fonte da Vida)

"O bem amado" de Guel Arraes 2010 - comédia

Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Vladimir, dono do jornaleco da cidade. http://www.obemamado.com.br/filme.html

"Meu malvado favorito" de Pierre Coffin e Chris Renaud 2010 - animação

Gru (Steve Carell) é um supervilão que duela com Vector (Jason Segel) para ter o posto de o mais malvado. Para vencer a disputa, ele decide roubar a Lua. Só que terá que enfrentar três órfãs, que estão sob os seus cuidados e não podem ser abandonadas.

"Kick ass - quebrando tudo" de Matthew Vaughn 2010 - ação
Filme independente (baixo orçamento para os padrões hollywoodianos), inspirado em quadrinhos, sobre jovens e desajeitados heróis, geração Youtube, mergulhados em uma trama cínica, engraçada e violenta a la Tarantino. Conta com a participação de Nicolas Cage, como o pai da Hit Girl.

Já vi e indico:

"Karatê Kid" de Harald Zwart 2010 - ação/drama
Regravação do clássico original dos anos 80, preserva a mesma filosofia das artes marciais, ainda que altere o ensino do karatê para o Kung Fu e falhe em algumas construções narrativas, quando altera a idade do protagonista de 16 para 12 anos. Protagonizado por Jackie Chan e Jaden Smith (filho de Will Smith), promove a reflexão sobre a colocação do "mestre" Miyagi, quando afirma que não existem maus alunos, mas maus professores.

"A origem" de Cristopher Nolan 2010 - ficção científica

Campeão de bilheteria nos EUA, é considerado impenetrável à crítica, tamanha é a proposta complexa do enredo, depois de "Matrix" (1999). Do mesmo diretor de "Batman - O cavaleiro das trevas" (2008), o filme serve de representação do mundo das ideias, sonhos e imaginação, como já disse sobre o cinema, o cineasta espanhol (surrealista de vanguarda) Luiz Buñuel.

VIDEOLOCADORA

Não vi, mas vou ver:

"Encontro Explosivo" de James Mangold 2010 - ação/comédia
Protagonizado pelos astros Tom Cruise e Cameron Diaz, narra a história de uma jovem que se envolve com um agente secreto e embarca numa agitada aventura.

"Mary e Max" de Adam Elliot 2009 - animação/drama
Em paralelo ao 3D, é um longa feito em técnica artesanal stop motion (fotografia dos movimentos quadro a quadro), que conta uma história de amizade entre dois personagens, inseridos no universo atual das redes sociais.

"A fita branca" de Michael Haneke 2009 - drama/guerra
Ambientado na Primeira Guerra Mundial, foi indicado ao Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro.

"Chico Xavier - O filme" de Daniel Filho 2010 - drama

O filme conta a história do médium Chico Xavier, maior representante do espiritismo no Brasil que completaria 100 anos em 2010, se estivesse vivo.

"É proibido fumar" de Anna Muylaert 2009 - drama
Glória Pires protagoniza a história de uma mulher, professora de violão, que precisa enfrentar conflitos pessoais como parar de fumar, reaver um sofá e lidar com o envolvimento amoroso com o vizinho recém chegado.

Já vi e indico:

"Salt" de Phillip Noyce 2010 - ação/drama
Angelina Jolie encarna uma agente da Cia, acusada de espionagem.
O filme foi inicialmente projetado para um personagem masculino, recusado por Tom Cruise, que preferiu fazer "Encontro Explosivo" (2010) e posteriormente a história original foi adaptada para uma protagonista mulher e como em todos os filmes recheados de ação, protagonizados por uma mulher ágil e eficiente fisicamente, como "Lara Croft: Tomb Raider" (2001) e "Sr. e Sra. Smith" (2005), Angelina encarna mais uma personagem de forma intensa, trabalhando muito bem o olhar e gestos sutis, em contraste com os golpes rápidos da personagem Emily Salt. O filme não possui nada de inovador em termos de ação cênica, explorando mais uma vez a narrativa clássica, do uso de heróis e vilões, usando o desgastado esteriótipo dos vilões russos/soviéticos, em contraste com uma heroína nacionalista leal silenciosa. A sutileza e profundidade dos olhares da personagem Salt tornam-se aliados dos espectadores mais antenados ao enredo. Está tudo ali colocado e trabalhado na subjetividade através dos grandes olhos claros de Jolie, para sacar a construção da personagem e o desenrolar dos acontecimentos. Arrisco em dizer, que é até um pouco previsível. E aproveito para acrescentar algo positivo no quesito entretenimento, usando um comentário de uma amiga otimista que assistiu antes de mim, afirmando que o filme traz um toque de realismo em algumas cenas, do tipo "parece tão fácil, que dá vontade de fazer igual". Angelina é perfeita pra esse papel e pra esse tipo de personagem, mas o filme é puro entretenimento e boa opção pra quem gosta de pura ação e um pouquinho de sutileza.

"Educação" de Lone Scherfig 2009 - drama É um filme do qual não se espera nada, e revela-se extremamente maduro. Tão inocente quanto a personagem, somos levados a acreditar numa história que nos cativa gradativamente, com alguma ponta de desconfiança, mas com imensa vontade de entregar-se e torcer por um final feliz. Nenhuma idealização ou caracterização de personagens perfeitos, mas sim uma história contada sob a perspectiva de uma jovem, Jenny, com 16 anos, ótima aluna de uma escola conservadora em Londres, em plena década de 60, que se envolve com um homem, 20 anos mais velho, David e que através dele, descobre um mundo de possibilidades diferentes da qual estava destinada desde que nasceu: estudar e cursar Letras em Oxford. A atriz estreante, Carey Mulligan, que interpreta Jenny, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, assim como o filme teve indicação para Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Nenhum comentário: