sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Nosso lar" de Wagner de Assis 2010

"Existe um lugar que todos imaginam, alguns falam a respeito, mas todos irão conhecer!"

Baseado na obra psicografada de Chico Xavier, cuja autoria é do próprio protagonista, o filme narra as experiências espirituais de André Luiz, médico e desencarnado (morto).
Para alguns, sugestão (ou verdade) do pensamento espírita de que existe vida após a vida, para outros, pura ficção.
Tecnicamente distante do filme "Chico Xavier", também necessita de total coração e mente aberta do espectador, para entregar-se somente ao possível do pensamento e imaginação humana. (sempre é um desafio para o cinema, adaptar textos em imagens).
Diferente da experiência do filme de Daniel Filho, "Nosso Lar" peca no roteiro e na falta de boas performances dos atores.
E é nessa artificialidade da fala e da atuação, que reside o grande abismo de empatia necessária para se acreditar nesse mundo possível. A falha técnica no roteiro e direção de atores, base para um bom filme, pois efeitos especiais não salvam filme algum, distanciam o espectador da essência, quando enfraquece ideia já vaga de um lugar para onde vamos (ou não vamos) após o crescimento espiritual. Difícil entregar-se ao mundo das ideias, imaginação e desconhecido, quando a linha tênue de identificação espectador-personagem se dissolve com distrações desnecessárias.
Não desmereço totalmente, afinal bonita é a filosofia de "Nosso lar", porém decepcionada fiquei, pois esperava mais que fantasia, mesmo que resida no possível.
É necessário aprimorar a técnica de convencimento, para fortalecer o pensamento espírita e tornar o possível, real.

Nenhum comentário: