quarta-feira, 3 de novembro de 2010

34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Durante duas semanas, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema, onde em sua 34ª edição, exibe mais de 400 títulos dos mais variados países e de diversas cinematografias que estarão sendo exibidos em mais de 20 espaços, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista. A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.


“O Estranho Caso de Angélica”, filme de Manoel de Oliveira coproduzido pela Mostra, abre o evento no próximo dia 21, no Auditório do Ibirapuera. Exposições de fotos de Wim Wenders e de storyboards originais de Akira Kurosawa também são destaques da programação.

E pela primeira vez, Santa Catarina tem um filme selecionado com "A antropóloga" de Zeca Pires.

Sobre o filme catarinense

Zeca Pires já reúne um apreciável curriculum na área cinematográfica. Dirigiu diversos curtas e este é o seu primeiro longa metragem que conta a saga de uma antropóloga portuguesa que vem do arquipélago dos Açores para a Ilha de Santa Catarina desenvolver uma pesquisa de etnobotânica.

É na bucólica Costa da Lagoa que ela se envolve com a comunidade local e descobre aspectos do misticismo e das crendices populares preservadas pelos descendentes dos açorianos que colonizaram a Ilha.

Com base no argumento original de Tabajara Ruas, as roteiristas catarinenses Tânia Lamarca e Sandra Nebelung realizaram extensa pesquisa para o desenvolvimento de uma história de suspense, que é considerado um gênero inovador na produção cinematográfica nacional.

O resgate histórico das tradições açorianas, a cultura do sobrenatural e a busca pelo auto-conhecimento são as tônicas dramáticas do filme, que homenageia ainda Franklin Cascaes a partir da incorporação de seu legado artístico aos rituais e elementos retratados no filme.

Fonte: http://aluizioamorim.blogspot.com/2008/06/antroploga-um-filme-de-zeca-pires.html

Nenhum comentário: