terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dicas de filmes (temporário)

Imagem Mês: outubro

CINEMA
Não vi, mas vou ver:


"Os vampiros que se mordam" de Jason Friedberg e Aaron Seltzer 2010 - comédia
Paródia do filme "Crepúsculo", na onda de gozações como "Todo mundo em pânico", "Uma comédia nada romântica", "Não é mais um besteirol americano", "Deu a louca em Hollywood"

"A Ressaca" de Steve Pink 2010 - comédia
Depois de uma experiência maluca, quatro amigos viajam no tempo e têm a chance de mudar o futuro.

"Amor à distância" de Nanette Burnstein 2010 - drama/comédia romântica
Drew Barrymore e Justin Long protagonizam um casal que precisa lidar com os conflitos de se relacionar à distância.

"O bem amado" de Guel Arraes 2010 - comédia/nacional
Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Vladimir, dono do jornaleco da cidade. http://www.obemamado.com.br/filme.html

"Meu malvado favorito" de Pierre Coffin e Chris Renaud 2010 - animação
Gru (Steve Carell) é um supervilão que duela com Vector (Jason Segel) para ter o posto de o mais malvado. Para vencer a disputa, ele decide roubar a Lua. Só que terá que enfrentar três órfãs, que estão sob os seus cuidados e não podem ser abandonadas.

Já vi e indico:
"Comer, rezar, amar" de Ryan Murph 2010 - drama
Baseado no best seller Eat, Pray, Love: One Woman's Search for Everything Across Italy, India and Indonesia, de Elizabeth Gilbert.
Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter “um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida” ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália, o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali.
"Tropa de Elite 2" de José Padilha 2010 - ação/policial
Diferente do primeiro, marcado por jargões e violência extrema, José Padilha nos apresenta um outro esquema corrupto de milícia, de certa forma previsível, mas nunca tão claro. Baseado em depoimentos reais de policiais e políticos perseguidos, Tropa de Elite 2 é ainda mais apavorante que "Cidade de Deus" de Fernando Meirelles, quando põe no chinelo Zé Pequeno e sua tropa de esfarrapados, para dar lugar aos agentes bem treinados, armados e camuflados pela política e corrupção.

"Gente grande" de Dennis Dugan 2010 - comédia
Trinta anos após a formatura do colégio, cinco amigos (Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade e Rob Schneider) se reencontram para passar um fim de semana juntos. Comédia a La Adam Sandler, arranca boas risadas dos machos e risos tímidos das fêmeas, numa enxurrada de situações cômicas vividas pelas famílias dos cinco amigos. Destaque para o ator Steve Buscemi, super engraçado nas cenas que está engessado após o tombo da piscina. (uuuuuh!)

"A origem" de Cristopher Nolan 2010 - ficção científica

Campeão de bilheteria nos EUA, é considerado impenetrável à crítica, tamanha é a proposta complexa do enredo, depois de "Matrix" (1999). Do mesmo diretor de "Batman - O cavaleiro das trevas" (2008), o filme serve como representação do mundo das ideias, sonhos e imaginação, como já disse sobre o cinema, o cineasta espanhol (surrealista de vanguarda) Luiz Buñuel.

VIDEOLOCADORA

Não vi, mas vou ver:

"Mary e Max" de Adam Elliot 2009 - animação/drama
Em paralelo ao 3D, é um longa feito em técnica artesanal stop motion (fotografia dos movimentos quadro a quadro), que conta uma história de amizade entre dois personagens, inseridos no universo atual das redes sociais.

"A fita branca" de Michael Haneke 2009 - drama/guerra

Ambientado na Primeira Guerra Mundial, foi indicado ao Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro.

"É proibido fumar" de Anna Muylaert 2009 - drama
Glória Pires protagoniza a história de uma mulher, professora de violão, que precisa enfrentar conflitos pessoais como parar de fumar, reaver um sofá e lidar com o envolvimento amoroso com o vizinho recém chegado.

"Encontro Explosivo" de James Mangold 2010 - ação/comédia
Protagonizado pelos astros Tom Cruise e Cameron Diaz, narra a história de uma jovem que se envolve com um agente secreto e embarca numa agitada aventura.

Já vi e indico:

"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" de Terry Gilliam 2010 - fantasia/aventura
O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) tem o dom de inspirar a imaginação das pessoas. Dono de uma companhia de teatro itinerante, ele conta com a ajuda de seu assistente Percy (Verne Troyer) e do mágico Anton (Andrew Garfield) para oferecer ao público a chance de transcender a realidade e entrar em um universo sem limites, o qual pode ser alcançado ao atravessar um espelho mágico. Tony (Heath Ledger) foi encontrado pela trupe dependurado em uma ponte, à beira da morte. Após ser salvo, ele passa a integrar a equipe, como forma de escapar de seu passado. Em uma tentativa de modernizar o show, ele termina por conhecer o novo mundo oferecido por Parnassus e passa por diversas transformações no decorrer de sua viagem. Só que esta mágica tem um preço e ele está perto de ser cobrado ao dr. Parnassus: sua preciosa filha Valentina (Lily Cole).

"Lembranças" de Allen Coulter 2010 - drama

Protagonizado por Robert Pattinson (eternizado como o vampiro Edward da saga Crepúsculo), conta a história de um jovem que encontra no amor, redenção.
Após o suícidio do irmão mais velho, Tyler, confuso e sem rumo, conhece Ally (Emilie de Ravin de LOST) e uma nova forma de enxergar a vida.
Robert não lembra em nada o vampiro Edward e surpreende com boa atuação. Final clichê, mas não estraga o filme. Vale a pena!

"Chico Xavier - O filme" de Daniel Filho 2010 - drama

O filme conta a história do médium Chico Xavier, maior representante do espiritismo no Brasil que completaria 100 anos em 2010, se estivesse vivo.
Tecnicamente impecável, o filme transita em passagens da vida de Chico, em sua infância sofrida, mas suportável, juventude de descoberta e vida adulta de sacrífios.
O eixo condutor parte da entrevista de Chico ao programa de tv "Pinga-fogo", onde o médium respondeu perguntas e contornou com graça, cada comentário ou questionamento malicioso dos entrevistadores. O filme parece deixar clara a essência de Chico, homem de fé, bondade e de paz.

Nenhum comentário: