segunda-feira, 7 de março de 2011

Cinema é tema do Carnaval 2011 - COMPACTA

UNIDOS DA TIJUCA - "O medo no cinema"


Estava completamente desligada dos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo, até que minha mãe me alertou do tema "O medo no cinema" que a Unidos da Tijuca, grande vencedora do ano passado, apresentou ontem na passarela. Ligamos a TV e me deparei com um trabalho muito criativo do carnavalesco Jorge Nascimento, responsável pelas criações "cinematográficas" deste ano e da famosa troca de roupas no ano passado! Com o enredo “Esta noite levarei sua alma”, inspirado no personagem nacional "Zé do Caixão", a escola misturou cinema e samba e apresentou carros alegóricos com temáticas dos filmes "Avatar", "Tubarão" e "Harry Potter", entre outros.

Aqui vai um trecho do SAMBA-ENREDO

(...) No filme que passa piada em cartaz

Pavor me abraça, isso não se faz

No espaço se vai, é a força que vem

Meu medo não teme ninguém


SALGUEIRO - "O Rio no cinema"

Esta noite outra escola apresenta o cinema como tema, mas com foco diferente.

A Salgueiro apresenta: "O Rio no cinema" e o desfile todo terá o roteiro de um filme de "caça ao tesouro", misturando personagens do cinema nacional - Carlota Joaquina, Carmen Miranda, Orfeu - e do cinema hollywoodiano - Homem-Aranha, Superman e King Kong, entre outros.


Trecho do SAMBA-ENREDO

Onde está? Diz aí

Carlota Joaquina veio descobrir

Na busca o bonde da Lapa Madame Satã

Pequena Notável requebra até de manhã

BAIACÚ DE ALGUÉM - "Baiacú vai ao cinema"

E pra encerrar, aqui na ilha (FLORIPA) o cinema também foi tema do bloco de carnaval Baiacú de alguém, com o samba-enredo “Baiacú vai ao cinema”.

Homenageando o cinema, o bloco trouxe personagens como Charles Chaplin, Carmen Miranda e outros ícones do cinema que serão representados por bonecos no desfile do Baiacu de Alguém.

O grupo desfilou na sexta-feira e desfilará nesta segunda-feira a partir das 20h, no Carnaval de rua do bairro Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

O bloco também vai retratar a situação do cinema em Santa Catarina e valorizar a produção audiovisual no Estado, com cartazes de filmes na avenida e até a projeção de cenas de cinema. Estarão presentes profissionais da área como artistas, produtores, diretores e membros da Cinemateca catarinense.

O tema do bloco deste ano foi inspirado no fato de que a Associação Cultural Baiacu de Alguém tornou-se um cineclube em 2010, credenciado pelo Ministério da Cultura. Todas às quintas-feiras, às 20h, o local exibe sessões de filmes gratuitas, durante todo o ano.

Mais informações pelo site ou pelo telefone (48)3204-8341

Samba-enredo BAIACU VAI AO CINEMA

Baiacu está chamando

Vai começar a sessão

Na tela do cine clube

O Preço da Ilusão (Bis)

Cenário de cultura, maravilha e glamour

No centro da cidade Ritz, Roxy e Cecomtur

Art 7 da magia, no Cine Chaplin eu me vi

Da matinê de domingo nunca mais me esqueci 2xs

E hoje, até o CIC está fechado

O cinema ficou caro

E Pro Shopping se mudou, elitizou

Mas a produção continua

Cineastas na luta

Resistência na tela


Nenhum comentário: