domingo, 20 de março de 2011

Notícias rapidinhas de cinema XXIII


1. O filme de terror "The Tunnel" será lançado oficialmente no dia 19 de maio, direto pra DVD, mas também será disponibilizado oficialmente na internet e via torrent gratuito. A história do filme é baseada nas redes de túneis no subterrâneo da cidade de Sydney, na Austrália, criados décadas atrás para abrigar uma rede ferroviária, mas hoje abandonados. Uma equipe de filmagem entra nos túneis, e o horror começa. O filme está sendo financiado com ajuda de fãs!

2. Confirmado! José Padilha, diretor de "Tropa de Elite 1 e 2", irá dirigir a nova versão de "Robocop". A história do famoso policial cibernético que combate o crime no futuro contou com três filmes nos anos 1980 e 1990 e, posteriormente, virou uma série de televisão sem sucesso nos EUA. Ainda sem previsão de estreia!

3. Orçado em 3 milhões de Reais, "Brasil Animado", dirigido para o público infantil por Mariana Caltabiano, estreia em 3D. Apesar de não apresentar a mesma qualidade dos filmes hollywoodianos, merece ser celebrado por ser o "primeiro filme nacional de longa de animação em 3D". A história do filme é simples: os heróis caninos “Stress” e “Relax” (sério) partem numa aventura para encontrar uma árvore sagrada. Como primeira experiência, está valendo!

4. Kevin Costner será pai adotivo do "Super-Homem" no novo filme, dirigido por Zack Snyder (de "300"). O papel principal ficará com o ator Henry Cavill, da série "The Tudors". Além disso, Viggo Mortensen está cotado para ser o grande vilão e Diane Lane foi confirmada no papel da mãe do herói.

5. Rodrigo Santoro diz que sotaque é obstáculo em Hollywood. Marcado pelas falas acanhadas que lhe couberam em filmes estrangeiros como "As Panteras Detonando" (2003) e "300" (2006), Rodrigo Santoro encara um novo desafio. Na animação "Rio", de Carlos Saldanha, prevista para abril, pela primeira vez ele participa de uma produção americana só com a voz. Santoro dubla o personagem Túlio na versão original e também em português.

6. "Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles" de Jonathan Liebesman vira filme de guerra impulsionado por efeitos especiais. Lançado na sexta-feira nos cinemas de todo Brasil, depois de estrondoso sucesso nos Estados Unidos - arrecadou bilheterias com mais US$ 35 milhões . O público foi conferir por sua conta e risco, mas a crítica foi unânime em classificá-lo como "violento, barulhento e estúpido". Para o influente crítico Roger Ebert, chamar o filme de ficção científica é um insulto às palavras ciência e ficção.

7. Vin Diesel e mais astros de ''Velozes Cinco'' do diretor Justin Lin, participarão da pré-estreia do filme no Rio. A pré-estreia do filme acontece dia 15 de abril, no Cinépolis Lagoon (na Lagoa Rodrigo de Freitas). No quinto filme da franquia, o ex-policial Brian O’Conner (Paul Walker) torna-se parceiro do ex-condenado Dom Toretto (Vin Diesel) do lado oposto da lei. A produção é da Universal, com distribuição pela Paramount no Brasil.

8. O diretor italiano Bernardo Bertolucci é o novo adepto do cinema em 3D. O cineasta afirmou que fará sua primeira produção com a tecnologia neste ano. "Quero usar a tecnologia para ir ainda mais fundo nos personagens". Seu novo filme será baseado no romance "Me And You", de Niccolo Ammaniti, e mostra um amor adolescente. O último filme de Bertolucci foi "Os Sonhadores" (2003), uma história romântica e erótica com Eva Green que se passava em Paris durante os protestos de 1968.

9. Melhor atriz no Festival de Cannes 2010, Juliette Binoche resplandece em "Cópia Fiel", novo filme do diretor iraniano Abbas Kiarostami. O filme constrói um admirável jogo de verdades e mentiras de um casal, formado por Juliette Binoche e o cantor lírico britânico William Shimell, estreando no cinema.

10. David Bordwell (teórico sobre a narrativa clássica hollywoodiana) fez onze espectadores usaram o Eyelink 1000, um rastreador de olhos com câmeras infravermelho para acompanhar os movimentos dos olhos, enquanto eles assistiam "Sangue Negro" (There Will Be Blood). Tudo isto para saber o que as pessoas realmente veem quando assistem a um filme. Ele diz que os espectadores de cinema olham em geral para o mesmo ponto na tela ao mesmo tempo, como se os olhares fossem coordenados. Isso é bem interessante, e depende bastante do trabalho do diretor. O estudo mostra que a maior parte da nossa atenção nos filmes fica no rosto e nas mãos dos atores. No fim, como diz Bordwell, “o que os espectadores querem ver é o que o diretor quer que eles vejam”. Mais infos no blog: http://www.davidbordwell.net/blog/?p=12417

Nenhum comentário: