terça-feira, 29 de novembro de 2011

"The one that got away" de Katy Perry


 
Fiquei muito emocionada com este videoclipe! Achei super narrativo e verossímel! Sofri com a personagem idosa e o vazio que sente ao perder seu grande amor na juventude! E ao mesmo tempo me identifiquei com o companherismo e sintonia do casal de jovens amantes. 

Eu já encontrei meu grande amor e me identifiquei com o pavor da perda e com a fragilidade das nossas vidas, muitas vezes marcada por situações irreversíveis. É por isso talvez que precisamos "amar como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há!" (Renato Russo) Nunca sabemos o dia de amanhã, então é bom curtir o hoje, sempre! Com nossos amores, amigos e familiares!!

Apesar da música estar sendo relacionada ao sentimento de sofrimento e perda do primeiro amor, típico da adolescência, possível público-alvo de Katy, acho que as pessoas podem se identificar de inúmeras maneiras com a letra e com o videoclipe, principalmente. 

Às vezes a separação de um casal pode ser metafórico. Um casamento que se desgastou e o casal já não é aquele mesmo do passado, mas continua junto. Um casamento infeliz, pautado na riqueza material que foi priorizado diante de um grande amor.  Uma relação que parecia durar para sempre, mas se desgastou, provocando seu fim. A perda em vida na juventude de um grande amor, seja namorado ou até marido.

Enfim, mais do que um primeiro amor na adolescência (confirmado pela letra da música), acho que o videoclipe remete a mais do que isso. Só pelas imagens (cores quentes e apagadas no 'passado', cores frias e vivas no 'presente') podemos pensar que a música fala da separação de casais, de um amor que não foi eterno, mas poderia ter sido, pela perspectiva da mulher. E no lugar do amor ficou a dor, o sofrimento, o vazio. Nada foi capaz de substituir esse grande amor. O homem desse relacionamento permaneceu jovem como uma boa e dolorosa lembrança.

Há pouco de abstrato em sua adaptação, típico dos videoclipes. E por ser tão cinematográfico e narrativo (Michael Jackson foi o pioneiro com Thriller) é que se torna emocionante, como um bom filme, ainda que dure menos de 5 minutos!

Obs.: "The One That Got Away" é uma canção da compositora e cantora estadunidense Katy Perry, para o seu segundo álbum de estúdio de música pop, intitulado Teenage Dream. A música foi escrita por Perry, Lukasz Gottwald e Max Martin, tendo sido produzida pelos dois últimos. Foi lançada pela Capitol Records como o sexto single oficial do disco em 28 de setembro de 2011 e recebeu opiniões mistas da crítica. Trata-se de uma canção midtempo dos gêneros pop, dance-pop e teen pop e, liricamente, fala sobre um amor adolescente perdido. Fonte aqui.

Nenhum comentário: