quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Saga Crepúsculo - amor incondicional


Eclipse - amor incondicional
 
No terceiro livro e filme da saga somos confrontados com a possibilidade de uma história de amor entre Bella e Jacob. Ainda que tudo gire em torno da parceria dos Cullen com os lobos nativos, que juntos lutarão contra o exército de vampiros criados pela vingativa Victória (parceira de James) para proteger Bella, o suposto triângulo amoroso entre Edward, Bella e Jacob confunde o leitor/espectador, que compartilha da mesma inquietação de Bella. Com quem ficar?! 
 
Edward mais uma vez abdica de si mesmo e permite que Bella escolha o que for melhor pra ela, se quiser ficar com Jacob. Sentimento nobre ou covardia? Poderia competir com Jacob sem ferir Bella?! Mas Bella silencia-nos quando diz que a escolha que ela tinha que fazer nunca foi entre Jacob e Edward, mas entre quem ela é e quem deveria ser.  
 
Bella diz que sempre foi estranha e deslocada entre os humanos e quando está com Edward se sente no lugar que deveria estar! Contra tudo e todos, Bella insiste em lutar pelo amor de Edward, porque é com ele que se sente completa. E para que possam ficar juntos eternamente, ela deseja tornar-se vampira e mais uma vez insiste em sua transformação. 
 
Edward aceita sua condição, desde que ela se case com ele. O desejo de tornar-se vampira significa abrir mão da mortalidade (fragilidade) e do contato com todos que ama para dedicar-se a nova vida. O casamento simbolizaria esta união eterna. Estaria Bella disposta a abrir mão de tudo pelo grande amor?! Valeria a pena?! Se pensarmos que não duramos para sempre enquanto humanos, apegar-se ao amor eterno não seria sedutor?!

Nenhum comentário: