terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Saga Crepúsculo - o vazio insubstituível


Lua Nova - o vazio insubstituível!

O que Edward faria se soubesse que o amor entre os dois só faz mal a Bella?! É com este pensamento que ele resolve se afastar dela, na tentativa de ser esquecido e permitir que Bella tenha uma vida 'normal'. É um sentimento nobre, afastar-se da amada para protegê-la! É abdicar do amor-próprio em prol do outro! 

Mas Bella não consegue preencher o vazio que sente com a partida e suposta 'rejeição' de Edward, e sem a presença física dele, agarra-se à depressão, à amizade com Jacob, a busca pela adrenalina, à saudade, à dor e às lembranças. Se Edward é seu grande amor, Bella jamais conseguirá esquecê-lo. 

Quando Edward percebe a besteira que fez, acredita ser tarde demais. Por um desencontro, acha que Bella morreu e resolve dar fim a própria vida, já que não consegue e nem quer viver sem ela. Mesmo distante, acompanhava Bella e sofria em silêncio. E para que um vampiro seja destruído por vontade própria, ele precisa se expor para que o clã dos Volturi possa intervir na sua imortalidade, que elimina qualquer vampiro que ameace sua discrição e existência. É o típico drama adolescente, de não suportar lidar com a dor e desejar a morte.

Tão trágico como Romeu e Julieta, porém mais romântico, o amor dos dois é tão forte, que mais uma vez conseguem enfrentar juntos mais esta adversidade. Edward é 'salvo' no último momento por Bella e promete jamais deixá-la novamente. Esse amor que parecia não estar lá, sempre esteve e jamais se apagou! 

Além de tudo isso, nesta etapa da história, na fase depressiva, Bella se aproxima ainda mais de Jacob e ele se transforma em lobisomem, talvez outra metáfora da puberdade. Diferente de Edward, Jacob é quente e selvagem. Sua transformação não ameaça a vida de Bella e a possibilidade de uma história de amor entre os dois se contrapõe com o amor proibido de Bella. Porque não ficar com Jacob?! Tão caloroso, divertido e intenso?! Seria uma paixão passageira, diferente do amor eterno?! Jacob parece tão mais seguro, acessível e previsível. Mas não é o que Bella quer, ainda que parte do público queira!

Nenhum comentário: