segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

5 filmes inesquecíveis de Natal!!!!

Natal é tempo de ser criança de novo, de olhinhos brilhando, de reunir a família, comer comidas gostosas, ser mais solidário, se preparar para o novo ano, realizar sonhos, presentear, agradecer, orar, acreditar...

Infeliz aquele que acha tudo isso uma grande hipocrisia e de tanto ceticismo se torna uma pessoa amarga e descrente de tudo.... Felizes aqueles que continuam acreditando na alegria, esperança e num mundo melhor... Milagres e sonhos realizados existem! =) E boas risadas são bem vindas!

Eu adoro essa época de Natal e por isso resolvi resgatar alguns filmes que marcaram minha infância (e fase adulta) e são inesquecíveis para muitas gerações!

 'Esqueceram de Mim' 1 e 2 de Chris Columbus (1990) 

Quem nunca repetiu a frase 'Fique com o troco, seu animal?!" e deu muita gargalhada com as peripécias do pequeno Kevin (Macaulay Culkin) para se defender de 2 ladrões muito desastrados!! Ainda que muita gente já tenha enjoado desse filme, foram incontáveis as vezes que já assisti e vibrei com a criatividade e imaginação de uma criança em apuros!

"Milagre na Rua 34" de Les Mayfield (1994)

Depois de ver esse filme, ficava pensando se o Papai Noel realmente não existia. Há quem prefira não acreditar em nada, mas estimular a imaginação, a fantasia e criatividade da criança é extremamente importante!! E sem nada disso, diante dos desafios diários, ficaria bem mais difícil encarar as durezas da vida! "A vida é bela" (Roberto Benini) que o diga! Bom seria se na vida adulta essa inocência e pureza não se perdessem no meio de tanta maldade e ceticismo! 

"Um herói de brinquedo" de Brian Levant (1996)


Mais do que um filme 'cinemão' sobre a aventura de um pai que precisa comprar o presente de Natal tão desejado pelo filho, é também um filme sobre família, pais ausentes e distraídos, consumismo, sonhos de criança e a busca pelo heroísmo no próprio lar. Quando crianças enxergamos nossos pais como heróis, e infelizmente com o tempo essa visão se perde, ao termos consciência de um mundo cheio de hierarquias econômicas, sociais e políticas, onde nossos pais, quando não estão no topo, deixam de ser nossos heróis. 

O filme serve como reflexão dessa relação entre o capitalismo e a convivência/sobrevivência humana, inserida nesse sistema 'selvagem'! Um pai de negócios ausente, que promete ao filho qualquer presente de Natal para compensar sua ausência e se envolve em peripécias para cumprir sua promessa! Não seria mais fácil ser mais presente e atencioso?! Crianças carentes de amor e carinho trocariam qualquer brinquedo e presente por um pouquinho de atenção verdadeira! Mas aí o filme seria outro!
 
'Simplesmente Amor' de Richard Curtis (2003)

Na vida adulta, os olhinhos brilhando no Natal são por outros motivos. E acho que este filme reúne algumas boas passagens da vida em clima Natalino! Romances, amores, sonhos, reconciliações...

"C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor" de Jean-Marc Vallée 2005

Quebrando o clima tradicional natalino, recomendo este filme sobre Zac, um menino que nasceu no Natal e durante toda vida precisou lidar com a sua sexualidade, religiosidade e família! É um filme bacana para discutir váaarios temas tabus! =)

------ 
Existem alguns outros filmes de Natal bacanas que não entraram na listinha e há alguns que ainda não assisti como "O estranho mundo de Jack"; "A felicidade não se compra"; "O expresso polar" e afins. Ficam pra próxima lista! =)

Nenhum comentário: