quinta-feira, 15 de março de 2012

Wrecking Crew Orchestra e a arte-mídia!

 
                                        “A arte sempre foi produzida com os meios de seu tempo.”
                                                                       Arlindo Machado

Quando assisti esta apresentação do Wrecking Crew Orchestra fiquei impressionada e inspirada. Procurei algum texto que pudesse descrever minhas inquietações, mas nada encontrei.Seria algo muito recente e pouco explorado?

Este espetáculo do grupo japonês parece integrar a dança com a linguagem do cinema, já que a manipulação das luzes, criando rápidos 'fotogramas' com a coreografia precisa dos corpos, explora a ilusão de movimento, através do fênomeno da 'persistência da visão', essencial na história e desenvolvimento da linguagem do cinema e da animação, através da técnica em stop motion.

Mas além disso, os movimentos coreografados lembram os golpes e lutas dos jogos de vídeogames, numa sincronia psicodélica de animações e grafismos. A performance dos dançarinos também lembra o filme "Tron" de Joseph Kosinski, 2010, que em sua estética "utiliza elementos dos computadores e videogames de sua época e refere-se à natureza matemática e eletrônica dos ambientes virtuais". (FIGUEIREDO, 2011)

Arlindo Machado em seu livro "Arte-mídia" (2007, p.10), diz que a arte é um processo de constante mutação e no contexto atual, o conceito e a prática da arte, tornou-se uma discussão bastante complexa. Para ele, não faria sentido os artistas do nosso tempo, recusarem o vídeo, o computador, a Internet, os programas de modelação, processamento e edição de imagem, já que toda arte é justamente feita com os meios de seu tempo.

Neste caso, a integração entre dança & tecnologia, na essência de sua linguagem, parecem ser um belo exemplo do que ele chama de arte-mídia, que seria uma forma de expressão artística, que se “apropria de recursos tecnológicos das mídias e da indústria de entretenimento em geral” para propor alternativas diferentes daquelas apresentadas nos veículos de comunicação.

Assim como o cinema e outras experiências audiovisuais tem buscado alternativas de lidar e se relacionar com os atuais ambientes virtuais, a dança parece ser uma outra alternativa artística de se inserir nesta busca pelo novo e diferente!

Referências


FIGUEIREDO, Carolina. Tron: uma representação pioneira do ciberespaço. Disponível aqui. Acesso em: março 2012.

MACHADO, Arlindo. Arte-mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Nenhum comentário: