quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

"O som ao redor" de Kleber Mendonça Filho 2013 BRASIL


Quando um filme é super premiado, você acaba criando expectativas e esperando algo extraordinário, quando ele é justamente sobre o que não é extraordinário.
 
Um filme que não se propõe a ser poesia de nada, mas é a sua não-poesia que o torna interessante e inovador.
 
"O som ao redor" fala realmente sobre o som ao redor das coisas mundanas, principalmente das coisas cotidianas de personagens que ajudam a compor parte da classe média de um bairro do Recife. Histórias cruzadas, cada uma com sua particularidade, como um herdeiro de imóveis e seu avô com ar mafioso, as vizinhas que se odeiam, os vigilantes da rua, o casal que se beija escondido, os flanelinhas, entre tantos outros personagens passageiros ou fixos que ajudam a compor um período comum de vidas comuns.
 
Nenhum grande obstáculo ou objetivo de vida nos é mostrado, nem mesmo um personagem principal, mas apenas fragmentos de histórias, como a de um romance passageiro, o carro arrombado, o primo mau caráter, uma dona-de-casa que fuma maconha e se masturba com a máquina de lavar, o cachorro que não para de latir, o vigilante dorminhoco, a televisão nova de 42 polegadas, a reunião de condomínio, a aula de inglês das crianças, a festa de 15 anos da neta querida, o rapaz que traz a água, entre tantos personagens e acontecimentos da vida, quase nunca lembrados ou mostrados nas múltiplas histórias contadas no cinema.
 
Parece ser um filme sobre o vazio, sobre o nada, sobre o comum, articulado com os sons que narram nosso cotidiano.  Cada um desses fragmentos poderia se tornar uma história extraordinária, mas não é o que faz Kleber Mendonça. Ele parece realmente querer nos tocar através do nada, tal como a arte contemporânea consegue fazer. Tocar-nos para o banho de mar no meio da noite, para os olhos que piscam e não protegem, para o banho de cachoeira em família, para o menino que sobe no telhado, para os pesadelos na madrugada ou para os corpos nuns sobre a cama.
 
Um filme sobre as pessoas que se cruzam, todos os dias, mas nada de extraordinário acontece. Um filme sobre as nossas vidas, quando nada de extraordinário acontece. Um filme extraordinário (será mesmo?) sobre coisas que não são extraordinárias,  e que estão dispostas diante de nossos olhos e ouvidos diariamente. Basta ter um olhar (e ouvido) 'extraordinário' para compreender porque de vez em quando precisamos de filmes assim!

PS: E se você ler que o filme é sobre o impacto que um grupo de vigilantes provoca no bairro. Esqueça! Não existe impacto nenhum. Isso é o que o mercado cinematográfico (e os desinformados que perpetuam esse discurso) precisa dizer para tornar o filme mais interessante no circuito comercial. Cada personagem novo só integra esse cotidiano banal. Nada mais! =)

Nenhum comentário: