terça-feira, 11 de março de 2014

"No" de Pablo Larraín 2012 Chile

 
 
"No" é um filme baseado no manuscrito não publicado "El Plebiscito", escrito por Antonio Skármeta, dirigido e roteirizado por Pablo Larraín, e retrata os bastidores de uma campanha publicitária bem sucedida no Chile em 1988, num período pós-ditatura militar, onde o povo foi convocado a votar num plebiscito que decidiria SIM, pela permanência do General Augusto Pinochet e NO, por sua saída imediata, com direito a 15 minutos diários de propaganda para cada campanha (atendendo pressões internacionais), após um período de 15 anos de silêncio para a oposição.
 


 
Apesar da (falsa) ideia de democracia ao convidar o país a votar, o clima no país é tenso e  para qualquer tipo de manifestação, a violência policial predomina, inclusive para a equipe que elabora os VTS da campanha NO. Ameaças silenciosas, intimidação, nada foi suficiente para impedir o sucesso - improvável - de uma campanha contra a ditadura. Virou questão de estado!

Sim, o filme é uma ficção repleta de realidade, inclusive na participação de personalidades - já com as rugas do tempo - que participaram da campanha (verdadeira), presentes em cenas que ajudam a reconstruir os bastidores de uma campanha que transformou a história.
 
René (Gael García Bernal) é o publicitário com olhar inovador que bola esta campanha inusitada (e real!) focada no sentimento de alegria e liberdade que o povo poderia sentir sem Pinochet, ao invés de focar em todas as atrocidades de seu governo, como bem queriam todos os 17 partidos da oposição. Como conscientizar uma população já assustada?
 
O protagonista sofreu com a ditatura, mas colheu bons frutos do exílio (nos EUA) com seu pai, ao absorver a cultura pop da década de 80 e imprimir em seus trabalhos um aspecto alegre e cativante, sempre preocupado com 'o atual contexto social onde o comercial se insere', frase que profere cuidadosamente na apresentação de cada trabalho.
 
Essa mesma alegria, estrategicamente presente nos comerciais de TV, que nos instiga a comprar cada vez mais coisas 'inúteis', e contribui para um consumismo inconsciente, com a falsa sensação de trazer felicidade, foi a mesma que contagiou o povo a derrubar Pinochet e enfrentar o medo da repressão. Perigosa alegria, não?!
 
 
Através de René podemos observar todo o processo criativo de uma campanha, desde os rabiscos do designer para bolar a logo; o debate da equipe de criação durante um piquenique na praia sobre o público-alvo e as estratégias para atingir este público; os momentos de inspiração do publicitário ao brincar com o trem do seu filho; as pré-montagens para apresentação de proposta de comercial; os debates de propostas com ideias divergentes; o contraste entre as duas campanhas, além do filme nos brindar com os originais comerciais que marcaram profundamente a história do Chile e do mundo.
 
E é a presença destes comerciais originais que parece moldar toda a estética do filme, já que para ambientá-los num contexto tão contemporâneo, foi preciso incorporar visualmente toda a estética pop dos comerciais dos anos 80 na confecção das tomadas, em suas cores, grafismos, movimentos de câmera, edição linear, produzidas num estilo mais documental, menos planejadas e mais intimistas, criando um cenário possível e realista para exibição dos comerciais originais.  Equilíbrio puro!
 
Mais do que um filme sobre o papel determinante de uma eficaz campanha publicitária utilizada com a boa (será?) finalidade de derrubar um ditador, é também um filme sobre o poder persuasivo das propagandas. Alegria perigosa!!

 

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