quarta-feira, 23 de julho de 2014

"O menino e o mundo" de Alê Abreu (2014)

 
O autor deste filme estava cansado das (super) animações que existiam e quis fazer algo DIFERENTE. Não melhor, apenas diferente. E criou uma obra-prima unindo seus 'rabiscos' e uma boa história. Seu filme está rodando o mundo e recebendo os principais prêmios do cinema de animação. Para mim, é o melhor filme de animação já realizado, pela simplicidade e profundidade que apresenta.
 
O traço simples do rabisco aproxima o público do criador, pois é na sua fragilidade e imperfeição, que percebemos a capacidade da criatividade e inovação humana. Somos capazes de ver que foi um ser humano que desenhou cada frame desta obra, diferente das animações atuais, onde não sabemos mais onde começa a produção humana e onde termina o trabalho da máquina. A perfeição afastou nosso olhar da singela criação.
 
Um menino que vive numa área rural (super lúdica) aventura-se no universo urbano, em busca de seu pai. É pelo olhar dessa criança que percebemos todo o impacto que a ação humana provoca no outro. A desigualdade social, a poluição, a produção em série, a sociedade do consumo e espetáculo, a exploração do trabalho, a infelicidade, o grito de liberdade das massas, o silêncio da repressão e o papel fundamental do educador de plantar sementes entre aqueles que são a esperança do futuro, as crianças.
 
Estes são alguns dos temas presentes nesta linda animação, praticamente sem fala, mas repleta de belíssimas metáforas e uma trilha sonora impecável.
 
 
 
Se você não viu ainda, recomendo que veja. E se inspire com o trabalho de Alê Abreu, que só queria fazer algo DIFERENTE do que todo mundo está acostumado a fazer cada vez melhor: o cinema de animação! =) <3 font="">

Nenhum comentário: